builderall


O assunto de hoje é tendência na arquitetura e no design de interiores. Falar em utilizar materiais sustentáveis na decoração significa atentar-se para a forma descontrolada de geração de resíduos e lixo urbano que nossa sociedade vive atualmente.

Surge a necessidade de um olhar mais crítico sobre sustentabilidade aliada ao design de interiores. Existe beleza e funcionalidade no uso de materiais mais naturais preservando toda a cadeia de sustentabilidade.


Mas como podemos colaborar?



1. Reutilização e reaproveitamento de móveis: esse item é sempre bem-vindo, pois além de ajudar o meio ambiente, podemos ter um móvel exclusivo e personalizado para a nossa casa. Dentre as opções estão: deixar o móvel com aspecto mais novo (lixar, limpar e lustrar) ou redecorar, seja com uma adesivagem diferente ou também com uma pintura nova de cor diferente.




2. Uso de materiais naturais: aqui temos duas vertentes para colocar a sustentabilidade em prática. A primeira é escolher empresas/fornecedores que tenham o comprometimento de utilizar materiais de baixo impacto ambiental, como por exemplo, empresas que trabalham com madeiras de reflorestamento. A segunda forma é a utilização de materiais naturais na decoração dos ambientes. Opte por decorar e utilizar fibras naturais (vime, rattan, bambu, corda, sisal, palha), tecidos não sintéticos (lã, seda, linho), pedras naturais e madeiras reflorestadas são bons exemplos.




3. Uso de energia de forma adequada: o bom uso da energia em projetos de interiores é fundamental. Sempre dê prioridade à luminosidade natural poupando a utilização de luz artificial. Caso não seja possível, utilize lâmpadas de boa eficiência energética como as de leds. O profissional deve fazer a composição dos ambientes, principalmente as paredes em cores claras, pois servem de superfícies refletoras tanto de luz natural como artificial. Observar o clima do local também faz a diferença na hora de poupar energia artificial, por exemplo, em locais muito frios podemos utilizar os tapetes e as cortinas em tecido para reter o frio, assim diminuindo a necessidade da utilização de aquecedor elétrico e/ou ar condicionado. Enfim, existem diversas formas de usar a energia de forma consciente e sustentável!


Estejamos atentos às novas necessidades do planeta, a sustentabilidade deve ser preocupação de todos nós!


-----


Você também vai gostar

A natureza inserida em nossas residências

Home office: como organizar e decorar seu espaço

3 dicas para transformar o dormitório do bebê de forma rápida

7 maneiras de transformar seu lavabo

Vantagens do uso da laca no mobiliário

Decoração no estilo industrial: como surgiu e como usar em sua casa

Pequenos espaços: como utilizar a decoração de interiores a seu favor

5 dicas de decoração que aquecem nossa casa no inverno

Revestimentos de parede: quais as opções e como utilizar

Estilo Montessori: passo a passo de como decorar os dormitórios infantis

Tendências em iluminação para 2022

Saiba tudo sobre claraboias: dicas, utilização, vantagens e desvantagens

5 dicas de como montar e organizar o espaço gourmet na sua casa de praia

Paleta de cores mais utilizada em casas de praia


#casa #obra #castheli #construcao #construtora #casadealvenaria #casadecorada #dicas #designdeinteriores #gravatai #acabamento #homeoffice