Se você pensa em reformar ou está construindo, este artigo é para você! A iluminação é uma etapa superimportante, pois é com ela que projetamos cenários diferentes para um mesmo ambiente, conseguimos trazer o aconchego utilizando lâmpadas adequadas e a ousadia do design traduzida em peças exclusivas e personalizadas para cada cliente. Este é o universo da iluminação!
Antes de começar o assunto de hoje, gostaria de fazer uma breve explicação sobre a diferença entre tendência e modismo:
Modismo: são lançadas e geralmente ?impostas? pelas grandes marcas da área, entram no gosto popular e permanecem por um curto período. O modismo é passageiro.
Tendência: vem dos desejos e dos estudos do comportamento das pessoas, são peças que chegam aos poucos e ficam! Permanecem por períodos mais longos.
Agora que já sabemos as diferenças, venha conferir o que é tendência em iluminação!
Com a pandemia, nossos olhares se voltaram para dentro dos nossos lares na busca por bem-estar e conforto. Foi um tempo de profundas reformas e ajustes, tanto em casa como no nosso interior. A vida mudou e a incidência de luz natural foi percebida como item necessário para melhorar a permanência em nossos lares.
Para a construção civil, a iluminação natural traz grandes vantagens e, uma delas, é a economia de energia artificial, gerando redução de custos com energia elétrica.
Se puder, aposte em grandes aberturas para que você possa ser contemplado com esse tipo de iluminação!
Sempre lembrando que, precisamos ter cuidado na hora da escolha dessas aberturas, pois a alta incidência solar em ambientes mal planejados pode causar desconforto térmico, e a escolha dos vidros para esse tipo de abertura é muito importante também.
Você já ouviu falar na frase: menos é mais? Essa é a tendência que está sendo inserida no momento, menos pontos de iluminação no forro, algo mais limpo, com menos quantidade. Isso não quer dizer que os projetos estão sem graça, e sim que estamos trabalhando com outras alternativas!
Como opção, podemos utilizar um ponto principal com um lustre em destaque e complementar com o uso de arandelas de paredes, luminárias de chão ou luminárias articuladas de parede e abajures. Tudo vai depender do gosto do cliente e da necessidade de luz para cada cômodo.
Outra forma de aumentar a incidência de luz nos ambientes é utilizando os trilhos eletrificados e/ou uso de perfil de led, tanto em móveis como em forros de gesso. A utilização de luminárias em led tem se mostrado muito eficiente, pois estão cada vez com formatos menores e maior intensidade de luz.
A tecnologia está cada vez mais avançada. Já estamos vivenciando em todas as partes de nossas residências esta interação: são torneiras, persianas, ar-condicionado, tudo sendo controlado por dispositivos eletrônicos. Na iluminação não é diferente. A integração de luminárias conectadas a esses dispositivos estão chegando com toda força. As lâmpadas já possuíam esta opção, mas a novidade vem nos plafons, fitas de led, painéis que já podem ser controlados eletronicamente para aumentar e diminuir a intensidade da luz, trocar a cor da luz, acender e apagar com um toque no celular ou pelo comando de voz. Cada dia mais incrível acompanhar esta evolução!
E você, gostou dessas tendências? Você se identifica com elas?
-----
Você também vai gostar
Saiba tudo sobre claraboias: dicas, utilização, vantagens e desvantagens
5 dicas de como montar e organizar o espaço gourmet na sua casa de praia
Paleta de cores mais utilizada em casas de praia
#casa #obra #castheli #construcao #construtora #construcaocivil #casadealvenaria #casadepraia #casadecorada #dicas #designdeinteriores #claraboia #gravatai #iluminacaonatural #ventilacao #personalizacao