builderall


Você conhece o design contemporâneo? Ele é bastante confundido com o design moderno, muitas pessoas acham que são sinônimos, mas existem algumas diferenças entre os dois. O design moderno surgiu com o movimento modernista no início do século XX. Já o contemporâneo é um olhar mais atualizado do moderno. Representa o presente e o futuro e está em constante mudança. Não segue um único estilo. Tem preocupação com uma estética visual, linhas retas, formas geométricas, materiais industriais e também naturais. Iniciou após a década de 80.


Na matéria de hoje, escolhi escrever sobre 5 elementos que norteiam o design contemporâneo. Se você estiver pensando em construir, reformar, está em fase de desenvolvimento de projeto, ou gostaria de ?atualizar? sua casa, confira os tópicos abaixo:


1. Funcionalidade



Quem me acompanha aqui no blog sabe o quanto prezo pela funcionalidade tanto do mobiliário quanto dos ambientes. Otimizar espaço é primordial nos dias de hoje. No design contemporâneo esse conceito vem muito forte. As residências projetadas estão totalmente integradas, a fim de ter um melhor aproveitamento do espaço e também a convivência entre os moradores mais estreitada. A correria do dia a dia, traz como consequência a necessidade de aproximação. Um bom exemplo desta situação é quando está sendo preparada a refeição e o morador segue em contato, conversando com aquele que está na bancada da cozinha ou no living ou então uma gostosa reunião entre amigos todos no mesmo ambiente.


Aposte em ambientes amplos e sem paredes porque eles trazem a sensação de fluidez.



2. Tecnologia



Como disse anteriormente o design contemporâneo é o presente e o futuro. Nossas vidas foram invadidas pelo uso de tecnologia, não é mesmo? O design de interiores não ficou de fora desse avanço! A tecnologia trouxe um grande auxílio nas tarefas rotineiras. Já existem no mercado eletrodomésticos controlados por dispositivos móveis, como máquinas de lavar roupa, condicionadores de ar e robôs aspiradores, por exemplo. Inclusive alguns podem ser controlados por comando de voz.


Outro ponto a ser comentado é a automação das lâmpadas, câmeras de segurança, sensores de abertura de portas e janelas, enfim, temos praticamente uma casa inteira sendo controlada na palma de nossas mãos. Aproveite essa dica, inclua a tecnologia na sua casa e poupe tempo do seu dia!



3. Cores 



Os tons mais neutros são os mais utilizados. O preto, o cinza, os tons pastéis fazem perfeita harmonia com qualquer outro tom que você desejar explanar. O branco também não pode ser esquecido, pois ele segue sendo muito utilizado, visto que ele traz amplitude para o ambiente. Então se você tem um espaço menor, aposte nessa cor como base.


Se a base é neutra, o ideal é fazer um contraste, escolhendo uma cor para estar em evidência transformando o elemento em um centro de interesse (aquilo que chama atenção de todos). Sua casa pode, e deve, ter um espaço com cor! Utilize em um móvel específico, no tapete, em objetos decorativos, quadros ou em detalhes no mobiliário. 



4. Iluminação



Uma das características do design contemporâneo é a presença da iluminação natural. O uso de janelas com grandes vãos, portas de todos os tamanhos, claraboias, é facilmente encontrado nos projetos arquitetônicos contemporâneos. O vidro transparente tem função essencial nesse contexto. O uso de aberturas cada vez maiores são para que a iluminação natural possa estar presente e os ambientes tenham maior circulação de ar, ou seja, sejam bem arejados. 


É possível aplicar esta dica se você morar em casa (uma boa reforma pode ajudar) ou ter em mente iniciar uma nova construção. Os apartamentos mais novos já estão sendo contemplados com aberturas maiores facilitando a entrada de luz natural, o que é uma vantagem aos antigos, pois não se pode modificar a fachada do edifício.



5. Natureza



Escolhi falar da natureza, pois a ideia é transformar os ambientes belos com naturalidade, convidativo à permanência nele. Os elementos naturais são muito utilizados no decor contemporâneo. Preze pelo conforto e pela elegância sem esquecer da sustentabilidade. Já sabemos que os recursos naturais podem se esgotar! 


A ornamentação com plantas, um lindo jardim de inverno, paisagismo na área externa, parede verde, hortas horizontais ou verticais são sugestões que não ficarão de fora do seu projeto, tenho certeza! A presença da natureza traz leveza e bem-estar, usufrua como puder. Se precisar de ajuda procure um profissional capacitado para te ajudar.


Fica aqui uma dica super importante: sua casa sempre deve revelar a personalidade de quem mora nela. É bacana estar por dentro das tendências de decoração, mas ela deve combinar com seu estilo, afinal é você que estará sempre ali! 


 -----


Você também vai gostar

O estilo rústico no design de interiores

Casa de praia: o que não pode faltar na sua

3 dicas de como organizar um estúdio para gravação de vídeos na sua casa

Formas orgânicas: uma tendência que veio para ficar!

O uso de materiais sustentáveis na decoração de interiores

A natureza inserida em nossas residências

Home office: como organizar e decorar seu espaço

3 dicas para transformar o dormitório do bebê de forma rápida

7 maneiras de transformar seu lavabo

Vantagens do uso da laca no mobiliário

Decoração no estilo industrial: como surgiu e como usar em sua casa

Pequenos espaços: como utilizar a decoração de interiores a seu favor

Revestimentos de parede: quais as opções e como utilizar

Saiba tudo sobre claraboias: dicas, utilização, vantagens e desvantagens

5 dicas de como montar e organizar o espaço gourmet na sua casa de praia

Paleta de cores mais utilizada em casas de praia


#casa #obra #castheli #construcao #construtora #casadealvenaria #casadecorada #dicas #designdeinteriores #gravatai #acabamento #studio #casadepraia